Voltar

Solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Bayer MaterialScience em Belford Roxo

03 de Março de 2015

Ramo Químico

Empresa anunciou o encerramento da planta no Rio de Janeiro

A direção da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT (CNQ/CUT) manifesta sua solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da planta da Bayer MaterialScience em Belford Roxo e suas famílias, diante da declaração de fechamento da mesma em 2 de março de 2015 (veja abaixo).

Apesar da afirmação da empresa de que a decisão foi tomada em diálogo com o sindicato e a comissão de fábrica, sabemos que se trata de estratégia da grande empresa capitalista deslocar-se em nome de redução de custos, instalando-se em locais onde a organização sindical é mais frágil e/ou inexistente, precarizando a relação e as condições de trabalho.

“Nós da CNQ/CUT apoiamos a luta e uma ação sindical que aprofunde o diálogo para que possam reverter a tal decisão e/ou amenizar os efeitos danosos causados pelo fechamento da planta aos trabalhadores e suas famílias”, afirma Lucineide Varjão, presidenta da CNQ.

Leia o comunicado divulgado pela Bayer

Grupo Bayer anuncia descontinuação da produção da Bayer MaterialScience em Belford Roxo

Belford Roxo, 02 de março de 2015 – A MaterialScience decidiu descontinuar a produção dos produtos da MaterialScience (isocianatos, poliól e matérias-primas para revestimentos), localizada em Belford Roxo, no Estado do Rio de Janeiro. O encerramento da produção local está planejado para Julho de 2015 e o processo de fechamento deverá ser concluído em 2017. A Bayer mantém seu compromisso com Belford Roxo e continuará a operar as linhas de produção da Bayer CropScience e Bayer HealthCare, além de manter os serviços destinados às outras companhias localizadas no Parque Industrial.

A decisão foi tomada com base em análise frequente da MaterialScience de suas operações e abastecimento ao mercado, e segue uma estratégia global de concentrar suas unidades de produção e otimizá-las de uma forma mais competitiva. No futuro, os investimentos de produção do Grupo Bayer no Brasil serão focados nas divisões CropScience e HealthCare.

A Bayer assume responsabilidade pelos 320 colaboradores afetados. A companhia está em busca da antecipação de aposentadorias e trabalha em oportunidades de transferência para o maior número possível de colaboradores da MaterialScience em outras divisões da Bayer, como CropScience e HealthCare, ambas localizadas em Belford Roxo. Para os demais colaboradores da MaterialScience, a Bayer está trabalhando em conjunto com o sindicato e comissão dos trabalhadores em busca de uma solução justa.

Em 1958, a Bayer foi a primeira multinacional a construir uma grande fábrica em Belford Roxo, no hoje Parque Industrial de Belford Roxo. Desde então, a Bayer contribui para a prosperidade da comunidade e continuará a investir em programas sociais.

Presente no Brasil há 119 anos, o Grupo Bayer reforça seu compromisso com o País, um dos cinco maiores mercados da companhia, com vendas locais totalizando R$ 8,3 bilhões em 2014, considerando todas as divisões de negócios.

(Presse Release - Bayer S.A.  Comunicação Corporativa)