Voltar

Bahia: Trabalhadores da GrafTech em greve contra práticas antissindicais

11 de Agosto de 2015

Filiados

Trabalhadores da multinacional GrafTech, em Candeias - Bahia, continuam em greve nesta terça-feira (11). De acordo com o diretor do Sindiquímica, entidade que representa a categoria, Carlos Itaparica, a adesão ao movimento é total, desde sexta-feira (07) quando foi deflagrado o movimento ninguém tem entrado para trabalhar.  Com a greve está comprometida a produção de eletrodos de grafite, produto utilizado na indústria siderúrgica.

O movimento é pacífico, mas no sábado (08), por volta das 14h, o clima ficou tenso, quando o diretor-presidente da GrafTech fez graves ameaças a três dirigentes do Sindiquímica que se encontravam na área externa da empresa. “O presidente da empresa nos ligou para avisar que estava mandando prepostos para nos agredir e acabar com a greve”, denuncia o diretor do Sindiquímica Giovani da Costa, uma das vítimas ameaçadas pelo diretor. Nesse mesmo dia, o Sindiquímica registrou queixa na Delegacia de Candeias contra o presidente da GrafTech.

Os trabalhadores entraram em greve, após a demissão de dois funcionários: um é diretor do sindicato, Pedro Alves dos Santos, e o outro integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “A demissão dos companheiros é ilegal e uma afronta ao sindicato porque eles gozam de estabilidade no emprego. A CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas] garante a participação dos trabalhadores tanto no sindicato como na Cipa sem sofrer punição por isso. Tentamos diálogo com a direção da empresa para reintegração dos trabalhadores, mas nada avançou”, protesta Carlos Itaparica.

Fonte: Sindiquímica BA