Voltar

Trabalhadores marcam protesto para amanhã (17) na Solvay Indupa de Santo André

16 de Julho de 2013

Geral

Decisão foi tomada na abertura do VIII Encontro da Rede Sindical no Grupo Solvay Mercosul, que acontece nesta terça e quarta-feira, em São...

Decisão foi tomada na abertura do VIII Encontro da Rede Sindical no Grupo Solvay
Mercosul, que acontece nesta terça e quarta-feira, em São Bernardo, SP
1043891 495148023898857 1036031976 n

 

 

 

 

 

Os sindicatos integrantes da Rede de Trabalhadores/as no Grupo Solvay Mercosul decidiram realizar um protesto na manhã desta quarta-feira (17) na Solvay Indupa de Santo André para pressionar por informações e acabar com o clima de incerteza que se abateu sobre os trabalhadores de Santo André e de Bahía Blanca após o anúncio da venda das respectivas unidades.

A decisão foi tomada na abertura do VIII Encontro da Rede, que acontece nesta terça e quarta-feira, em São Bernardo, tendo como principal discussão as incertezas sobre o futuro das unidades Solvay Indupa de Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina), colocadas à venda pelo Grupo em fevereiro deste ano, que anunciou sua saída do segmento de PVC.

Abertura

A mesa de abertura do VIII Encontro, coordenada por Marcelo Faiazzo (Sindicato dos Químicos de Bahía Blanca – Argentina), foi composta pela presidenta da CNQ-CUT, Lucineide Varjão; pelo representante do sindicato global IndustriALL e também diretor executivo da CNQ-CUT, Sergio Novais; pelo coordenador da Fetquim, Raimundo Suzart; e pelo presidente do Sindicato dos Químicos do ABC e também integrante da direção da CNQ-CUT, Paulo Lage.

Após as saudações, os participantes decidiram pela realização do protesto. “Estamos hoje reunidos e queremos respostas”, enfatizou o secretário de administração e finanças do Sindicato dos Químicos do ABC, Juvenil Nunes da Costa, que é membro da coordenação da Rede e trabalhador da Solvay Indupa de Santo André. “Diferente dos encontros anteriores, em que a pauta era a construção e evolução da nossa Rede, hoje tememos se a Solvay Indupa continuará existindo, se a Rede continuará existindo”, completou.

1004808 495147663898893 1340611567 n

 

 

 

 

 

 

 

Programação

A programação do primeiro dia dos trabalhos prevê as discussões sobre a situação econômica do Grupo no mundo e na região em geral e a situação da empresa nas localidades de Solvay Indupa de Santo André e de Bahía Blanca após o anúncio da venda e saída do mercado de PVC, e situação nas demais localidades brasileiras.

Na manhã de quarta-feira, as atividades se iniciam com o protesto  na Solvay Indupa de Santo André. Em seguida, a Rede será recebida pela gerência da unidade com o objetivo de buscar mais informações sobre o futuro das unidades brasileira e argentina, além de cobrar um compromisso de responsabilidade social da multinacional.

Encerrando o encontro, os participantes irão elaborar e planejar ações da Rede diante da reestruturação industrial realizada sem consulta aos trabalhadores e suas representações na América Latina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Sindicato Químicos ABC