Voltar

RS: trabalhadores terceirizados do Polo Petroquímico de Triunfo paralisam por 48h

13 de Fevereiro de 2014

Geral

Os cerca de 3.500 trabalhadores terceirizados do Polo Petroquímico de Triunfo decidiram, em assembleia realizada durante manifestação na manhã de...

triunfo fev2014a

Os cerca de 3.500 trabalhadores terceirizados do Polo Petroquímico de Triunfo decidiram, em assembleia realizada durante manifestação na manhã de quinta-feira, dia 13, paralisar por 48 horas. A categoria decidiu pelo movimento frente às dificuldades impostas pelas empresas para avançar na negociação do Acordo de Parada.

Segundo o presidente do Sindiconstrupolo, Júlio Selistre, as propostas apresentadas pelas empresas nas três primeiras reuniões não atendem a categoria e estão abaixo do último acordo firmado em 2011. "Naquele acordo, para 47 dias de parada, tivemos um prêmio de 180 horas. Agora, para 115 dias de parada, as empresas ofereceram 160 horas. Além disso, precisamos garantir que a estrutura de alimentação, transporte e vestiários serão adequadas a este momento, bem como as questões de segurança", diz ele.

Para os trabalhadores, no mínimo, o valor deveria partir do prêmio de 2011, de 180 horas.

Além do prêmio, o sindicato também busca condições legais de trabalho como água gelada, horários para descanso no almoço, lanche para jornada extraordinária, vestiário adequado, hora extra a 100%, transporte com qualidade, entre outros itens.

O Sindiconstrupolo convocou a categoria a estar mobilizada e unida para garantir um bom acordo de parada, que atenda as reivindicações dos trabalhadores, entre elas, condições dignas de trabalho e um prêmio justo.

Na próxima segunda-feira, às 7 horas da manhã, haverá nova assembleia para avaliar e deliberar sobre o movimento.

 

Fotos: Maria Rosa Junges.

triunfo fev2014b