Trabalhadores/as da Multinacional alemã Knauf criam Rede Sindical no Brasil
23 de Março de 2012
Redes
Esta iniciativa foi fruto do planejamento do SUR da Knauf de SBC realizado com apoio do Sindicato dos Químicos do ABC. Várias visitas aos Sindicatos...
Esta iniciativa foi fruto do planejamento do SUR da Knauf de SBC realizado com apoio do Sindicato dos Químicos do ABC. Várias visitas aos Sindicatos de outras localidades foram realizadas, onde se identificou diferenças na política de benefícios e de remuneração numa mesma empresa. Desde então, a Confederação Nacional do Ramo Químico – CNQ/CUT incluiu a empresa no Projeto das Centrais Sindicais CUT Brasil e DGBB da Alemanha – que fomenta a organização sindical desde o local de trabalho até o âmbito internacional através da atuação em Rede de trabalhadores/as de multinacionais brasileiras e alemãs. O Projeto visa a promoção do Trabalho Decente e o Diálogo Social.
Os sindicatos que representam os trabalhadores/as da knauf no Brasil estão participando das atividades formativas do Projeto. Após maturar a ideia e discuti-la com os trabalhadores/as no chão da fábrica, no dia 16.03.2012 decidiram criar a REDE DE TRABALHADORES/AS NA KNAUF BRASIL.
Para fortalecer a Rede os próximos desafios será visitar os sindicatos das novas unidades que foram adquiridas pela Knauf e realizar o primeiro Encontro da Rede no dia 19 a 21 de setembro de 2012 no Rio de Janeiro. Na oportunidade será realizado um planejamento das ações de interesse comum dos trabalhadores/as e existe uma grande expectativa sobre a participação da empresa no Diálogo Social.
Sindicatos que participam da Rede: Químicos do ABC, Plástico de Manaus, Plástico de Esteio e Região, Plástico de Joinville, Sindminas Interestadual Nordeste, Sindigesso Queimados-RJ, Plástico de Pernambuco. Outros sindicatos serão convidados a participarem do próximo encontro.