Voltar

Bahia: Empresas petroquímicas iniciam negociação

06 de Setembro de 2016

Filiados

A primeira rodada de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico (Sindiquímica) e o Sindicato das Indústrias Químicas (Sinpeq) acontecerá na próxima quinta-feira (08), às 15h30, na Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), na área financeira de Salvador. Este ano três categorias representadas pelo Sindiquímica decidiram antecipar a campanha salarial: petroquímicos, químicos e plásticos, reunindo cerca de 12 mil trabalhadores na Bahia.

A pauta de reivindicações foi encaminhada na semana passada para os respectivos sindicatos patronais: Sinpeq (petroquímicos), Quimbahia (químicos) e Sindiplasba (plásticos). Até o momento apenas o Sinpeq marcou uma negociação para o dia 08. A novidade é que a pauta contém vários itens comuns para as três categorias, dentre eles: 12% de reajuste salarial, transporte e alimentação gratuitos, redução da jornada de trabalho e pagamento do vale cultura, dentre outros itens.

Além disso, os trabalhadores baianos se somaram à campanha salarial nacional unificada. “O Sindiquímica participou das reuniões da CUT e da Confederação Nacional dos Químicos (CNQ), em São Paulo, que unificou a campanha salarial das categorias com data base no segundo semestre com o objetivo de construir a greve geral”, esclarece o diretor de Comunicação do sindicato, Alfredo Santos. Uma paralisação nacional foi marcada para o dia 22 de setembro.

Já foram lançados dois manifestos que reúnem as principais bandeiras de luta das categorias em campanha salarial, como petroleiros, químicos, bancários, metalúrgicos. Esses documentos criticam as reformas trabalhistas e previdenciárias anunciadas pelo presidente Michel Temer. “Os trabalhadores não vão pagar a conta do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff como desejam os empresários que têm se reunido várias vezes com Temer e seus ministros. Não vamos aceitar retirada de direitos conquistados pelos trabalhadores” afirma o dirigente sindical.

Veja abaixo a Galeria de Fotos do Sindiquímica Bahia, com as assembleias no Polo de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador;  assembleias nas empresas do Centro Industrial de Aratu (CIA) e o lançamento da campanha salarial unificada.