Voltar

FUP, CUT e CNQ apoiam a dupla 1010 para as eleições do CA da Petrobrás

13 de Janeiro de 2016

Filiados

A CNQ se une à FUP e a CUT no apoio à chapa 1010, que concorre ao CA da Petrobrás.

A chapa é formada pelo coordenador geral do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar (titular) , que é o atual representante eleito dos trabalhadores no CA da Petrobrás, e pelo diretor do Sindicato dos Petroleiros Unificados de São Paulo, Arthur Ragusa, conhecido como Bob (suplente).

“A representação dos trabalhadores no Conselho é uma grande conquista da categoria petroleira, que deve ser fortalecida com a votação de todos os companheiros e companheiras para que os trabalhadores petroleiros esteja, bem representados”, destaca o site da FUP. 

A votação do 1º turno acontece entre os dias 23 e 31 de janeiro.

O Conselho

Conselho de Administração da Petrobrás é o órgão de orientação e direção superior da companhia, responsável pela definição e aprovação do plano estratégico de negócios, bem como pela eleição da diretoria e fiscalização da gestão e contas da empresa. Resumindo, ele é o responsável pela aprovação de qualquer negócio ou operação que tenha impacto no futuro da empresa.

O colegiado é composto por 10 integrantes escolhidos para um mandato de um ano, sendo permitida reeleição. Os conselheiros são escolhidos pelos acionistas. Dos 10 integrantes do órgão, 7 são indicador pelo acionista majoritário, 1 é indicado pelos acionistas minoritários titulares de ações ordinárias, 1 é indicado pelos acionistas titulares de ações preferenciais e 1 escolhido pelos funcionários da empresa em eleição direta.

O conselho se reúne uma vez por mês, no mínimo, e, extraordinariamente, sempre que necessário. Pelo estatuto da companhia, os conselheiros podem participar das reuniões por telefone ou videoconferência, se necessário. (FUP)