Voltar

Sindipetro PR/SC apoia campanha que alerta sobre a violência de gênero

05 de Dezembro de 2016

Filiados

Seis de dezembro é o Dia Mundial do Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Ação em Curitiba será às 17h00, na Boca Maldita

Diversos movimentos sociais e feministas farão uma ação de conscientização sobre o problema da violência contra as mulheres nesta terça-feira (06), em Curitiba. A mobilização está marcada para as 17h00, na Boca Maldita, na qual os(as) ativistas distribuirão laços brancos e um panfleto com informações sobre a violência de gênero. O SINDIPETRO Paraná e Santa Catarina apoia a iniciativa.

A atividade é alusiva à Campanha do Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, realizada em âmbito global sempre no dia 06 de dezembro. A iniciativa surgiu no Canadá após um bárbaro crime acontecido no mesmo dia, em 1989, quando um jovem estudante entrou armado em sua sala de aula na Escola Politécnica de Montreal, ordenou que os alunos homens se retirassem e assassinou 14 mulheres, feriu outras 10 e suicidou-se. Com ele foi encontrada uma carta que continha uma lista com nomes de 19 feministas canadenses que ele também desejava matar e na qual explicitava a motivação de suas ações: não concordava com o avanço das mulheres na sociedade.

O episódio ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”. Assim, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se e elegeram o laço branco como símbolo, adotando como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

Atualmente essa campanha está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher.  Em 2007, como reconhecimento da importância do tema e da campanha, o governo brasileiro instituiu o dia 6 de dezembro como o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres” (Lei 11.489/07).