Voltar

Trabalhadores e trabalhadoras da indústria química recebem homenagem na ALESP

23 de Maio de 2016

Ramo

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 23/5, no auditório Juscelino Kubitschek, foram homenageados os trabalhadores e as trabalhadoras da indústria química.

Presidida pelo deputado Luiz Fernando (PT), participaram da mesa o deputado Luiz Turco (PT), o presidente do Sindicato dos Químicos de São Paulo, Osvaldo Bezerra, o "Pipoca", e Raimundo Suzart, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul), a par de diversos representantes da categoria, tanto da ativa como dos aposentados.

Para Luiz Fernando, "muito além de sua contribuição para a economia e o progresso do nosso país, e especialmente do Estado de São Paulo, trata-se de uma categoria profissional que merece ser lembrada por sua coragem, idealismo e ativismo político".

O parlamentar anunciou ainda o Projeto de Lei 361/2016, que institui o "Dia do Trabalhador da Indústria Química", a ser comemorado 21 de julho, data que recorda a greve histórica da categoria em 1983, mobilizando três milhões de trabalhadores.

O famoso ativismo político dos químicos é peça de resistência fundamental, segundo o deputado, nesta quadra em que o "governo golpista de Temer" ameaça atacar as conquistas sociais dos trabalhadores.

Na opinião do deputado Luiz Turco, o futuro parque tecnológico do ABC, já autorizado pelo Governo do Estado, terá seu carro-chefe na indústria química e petroquímica.

Fonte texto e fotos: Comunicação da ALESP