Voltar

Dirigentes do Ramo Químico de todo o País em Brasília para a 8ª Plenária CNQ

08 de Novembro de 2023

Sindical

Lideranças políticas, sociais e sindicais também participarão de debates sobre mudanças na conjuntura e os desafios do mundo do trabalho e do Ramo Químico

 

Mais de 100 dirigentes do Ramo Químico das cinco regiões brasileiras estarão reunidas e reunidos, em Brasília (DF), entre os dias 20 e 22 de novembro, para a 8ª Plenária da CNQ-CUT, da qual participarão também lideranças sindicais, políticas e sociais.

 

As plenárias nacionais são promovidas pela Confederação na metade dos mandatos das direções vigentes, em caráter avaliativo e não deliberativo, com os propósitos de analisar mudanças na conjuntura, debater o realinhamento das ações aprovadas no Congresso anterior para o Plano de Lutas, além de discutir temas pertinentes ao mundo do trabalho, como  organização das mulheres, da juventude trabalhadora,  direitos e  proteção a companheir@s LGBTQIA+, formação sindical, aposentadoria sindical, e saúde d@s trabalhador@s.

 

Para a 8ª Plenária, a CNQ também programa realinhar a estratégias e diretrizes em agendas como viabilidade do movimento sindical, industrialização e fortalecimento do Ramo Químico.

 

Para o Presidente da Confederação, Geralcino Teixeira, a escolha da Capital Federal para sediar as discussões é simbólica, diante de transformações substanciais no cenário político, econômico e social desde a eleição da direção no Congresso de 2021.

 

“Estávamos em meio a uma pandemia global, com um governo antidemocrático, que retirou direitos e radicalizou nos ataques à classe trabalhadora já iniciados no pós-golpe. Cumprimos a missão de devolver o Brasil ao campo popular e democrático, com a eleição do Presidente Lula em 2022, o que aumenta nossa responsabilidade na disputa por espaços para a implantação da agenda das trabalhadoras e dos trabalhadores em um governo de coalizão”, avalia.

 

O fortalecimento das organizações sindicais do Ramo também é essencial visando a disputa dos comandos das Prefeituras em 2024.

 

A CNQ foi criada há 31 anos e representa, nacionalmente, 4 federações e 84 sindicatos filiados, de oito setores: Petróleo, Petroquímica e Fertilizantes, Química e Plástico, Vidro/Cerâmica, Papel/Papelão/Celulose, Borracha, Farmacêutica e Minérios.

 

Mais informações: [email protected]