Voltar

Ramo Químico volta à Presidência da CUT-SP

28 de Agosto de 2023

Sindical

Ex-presidente dos Químicos do ABC e da FETQUIM, Raimundo Suzart liderou a chapa eleita neste domingo; mais 3 companheiros do Ramo estão na direção

Texto: Vanessa Ramos - CUT São Paulo / Vinicius Lousada - CNQ

 

 

O Ramo Químico voltou à Presidência da CUT São Paulo, com a eleição, neste domingo (27.08), da chapa liderada por Raimundo Suzart, companheiro com três décadas de militância no sindicalismo na região do ABC.

 

O 16º CECUT-SP, realizado na Praia Grande, definiu ainda outros companheiros do Ramo para a Executiva Estadual (Osvaldo Bezerra “Pipoka”, dos Químicos de São Paulo, na Secretaria de Mobilização) e para a Direção Plena (Márcio Bob Cruz, dos Papeleiros de Mogi, e André Pereira Rodrigues, dos Químicos de São Paulo).

Suzart, que foi presidente dos Químicos do ABC até abril deste ano, falou às redes da CNQ sobre os desafios da gestão no âmbito da construção de políticas públicas para a retomada do desenvolvimento industrial em São Paulo e no Brasil.

 

“A classe trabalhadora tem ocupado posto de protagonismo no debate sobre um novo processo de industrialização no Brasil, no qual os setores do Ramo Químico desempenham papel estratégico. Na presidência da maior estadual da CUT, tenho certeza que teremos ainda mais espaços para aprofundar e fortalecer essa construção junto aos outros ramos e a setores governamentais responsáveis pela elaboração e pela execução de políticas públicas”, afirma Suzart.

 

Presidente da CNQ, Geralcino Teixeira destaca o bom trânsito do companheiro junto a lideranças políticas e de movimentos sociais. “Isso é essencial para que o movimento sindical não atue de forma isolada, mas conectada com as instâncias de poder e com os anseios das trabalhadoras e dos trabalhadores”.

 

Após um hiato, essa é a quarta vez em que os químicos assumem a presidência da CUT São Paulo. Nos últimos quatro mandatos, entretanto, o companheiro Renato Zulato esteve à frente da Secretaria de Administração e Finanças da estadual.

 

“Fez um trabalho de grande nível e, agora, cabe a nós continuar representando bem o Ramo, que merece ocupar este espaço, dada suas relevância e organização. Conto com o apoio das companheiras e companheiros de São Paulo e de todo o Brasil”, pontua Suzart

 

Trajetória

 

 

Raimundo Suzart nasceu em Andaraí, município baiano, situado na região da Chapada Diamantina. Iniciou sua militância junto ao movimento negro.

 

No sindicalismo, sua primeira experiência se deu, em 1995, participando, como trabalhador de fábrica, na comissão de PRL. Dois anos depois, foi convidado a integrar a chapa vitoriosa, que assumiu a direção dos Químicos do ABC, entidade na qual ocupou diversos cargos, incluindo a presidência, entre 2014 e 2023. Neste intervalo de tempo, também atuou como coordenador político da FETQUIM.

 

Entre tantas atribuições assumidas ao longo de sua trajetória na luta das trabalhadoras e trabalhadores, Suzart também compôs a Comissão Estadual e Nacional de Combate ao Racismo da CUT, foi presidente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no estado de São Paulo, secretário de Finanças do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) e diretor da CNQ.

 

Confira a entrevista completa de Raimundo Suzart para o Portal da CUT-SP

 

 

 

CECUT-SP

Sob o slogan “Luta, Direitos e Democracia que transformam Vidas”, o CECUT contou com a presença de mais de 700 delegados e delegadas, além de  lideranças políticas e dos movimentos sociais, e escolheu @s dirigentes que irão ao 14º CONCUT, o Congresso Nacional da CUT, previsto para outubro.